Março – Dia da Mulher e Dia do Artesão

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Oficializada na década de 1970 pela Organização das Nações Unidas (ONU), O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que simboliza a luta das mulheres  por valorização e melhores condições no mercado de trabalho. O dia 8 de março é uma data de reflexão de toda a mobilização e luta que muitas mulheres travaram ao longo da história
Hoje no Brasil, muitas mulheres lideram empresas, montam seus próprios negócios e estão à frente da maioria dos novos empreendimentos. O empreendedorismo feminino faz com que a economia nacional melhore e que a desigualdade social diminua.
E esta força da mulher no empreendedorismo é muito relevante também no artesanato brasileiro. Segundo uma matéria da revista Raiz, 90% do artesanato no Brasil é realizado por mulheres. É o artesanato valorizando a autoestima das brasileiras e aumentando o empoderamento feminino em nosso país. DIA DO ARTESÃO
No dia 19 de março é comemorado o Dia do Artesão, uma das atividades mais antiga do mundo. A data é uma homenagem a São José, padroeiro da categoria. A palavra artesão é originada do termo bíblico “tekton”que significa pessoa que trabalha com as mãos, assim como José fazia. 

Em 2015, o governo brasileiro regulamentou a profissão através da Lei 13.180.  Atualmente muitas são as ações de incentivo a estes profissionais da área de artesanato. Entre as ações estão programas de créditos e gerenciamento para a participação de feiras artesanais.  

Dia do Artesão é um dia especial para mostrar toda a grandiosidade desta atividade que tem muita importância no desenvolvimento do nosso país.  

Para conhecer as Normas e a Legislação que contribui para o fortalecimento do artesanato brasileiro – clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Carrinho de compras